sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Vereadores das Câmaras que compõem a Região Metropolitana de Piracicaba se reúnem na Câmara de Capivari

A Câmara Municipal de Capivari sediou na manhã do último dia 20, a 1ª Reunião Ordinária do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), que reuniu dezenas de vereadores e representantes das cidades que compõem a Região Metropolitana de Piracicaba.






A sessão foi conduzida pelo presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba e da Câmara Municipal de Capivari, Thiago Braggion (União Brasil), e contou com a participação da deputada estadual Valéria Bolsonaro, do prefeito de Capivari, Vitão Riccomini, e do presidente do Parlamento Metropolitano de Campinas e da Câmara Municipal de Indaiatuba, Pepo Lepinsk.

Os membros do PMP aprovaram, por unanimidade, o requerimento da Câmara Municipal de Elias Fausto, de autoria da vereadora Ketlen Evelin Silva Vieira, que pede a intervenção do Parlamento junto à Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) para resolver os problemas enfrentados no transporte de ônibus intermunicipal na região.

Também foram aprovadas duas Moções de Apelo, de autoria da Mesa Diretora do PMP, destinadas ao secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, solicitando empenho para a regulamentação da Região Metropolitana de Piracicaba e para a criação de um assento no Conselho de Desenvolvimento destinado ao presidente do PMP.

A presidente da Câmara Municipal de Araras e 1ª secretária do PMP, Mirian Vanessa Pires, protocolou uma indicação para a adesão dos municípios que formam o Parlamento ao programa “Saúde Mental: na eleição, Mulheres na Política”.

Ainda sobre esse tema, foi criada a Comissão da Mulher dentro do PMP, que será composta pelas vereadoras Rai de Almeida (Piracicaba) no cargo de presidente, Ketlen Evelin Silva Vieira (Elias Fausto) no cargo de vice-presidente e Mirian Vanessa Pires (Araras) como secretária.


“Foi uma ótima reunião, com discussões importantes para a região. Agradeço a presença de todos. E meu próximo compromisso no Parlamento será no dia 28 de junho, em que estarei junto com Gilmar Rotta, ex-presidente da Câmara de Piracicaba e do PMP, no DER [Departamento de Estradas de Rodagem] discutindo a duplicação das nossas rodovias e a criação do transporte metropolitano”, comenta Braggion.

A próxima reunião do PMP será em Araras no dia 08 de agosto.

Presidente Thiago e vereadores de Capivari tomam posse no Parlamento Metropolitano de Piracicaba

Na manhã de terça-feira, 16, na Câmara Municipal de Limeira, o Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP) promoveu a cerimônia de posse dos novos membros para o biênio de 2023/2024. A sessão foi presidida por Thiago Braggion (União Brasil), presidente da Câmara Municipal de Capivari e presidente eleito do PMP neste biênio.

Braggion tomou posse ao lado dos demais membros da Mesa Diretora: 1º vice-presidente – Valdenito Gonçalves, de Iracemápolis; 2º vice-presidente – Ricardo Canata, de Leme; 3ª vice-presidente – Carol Gomes, de Rio Claro; 4ª vice-presidente – Alessandra Zani, de Santa Maria da Serra; 1º secretário – Dhavid Godoy (PL), de Cordeirópolis; e 2ª secretária – Miriam Vanessa Pires, de Araras.

Vereadores de 20 municípios que compõem a Região Metropolitana de Piracicaba – são 24 no total – também tomaram posse durante a cerimônia. De Capivari, além de Braggion, farão parte do PMP neste biênio os vereadores Odésio Ferraz e Sandro Modas, ambos do PSDB, as vereadoras Inês Luísa Félix e Sele Rosada, ambas do União Brasil, e o vereador Ruan Henrique Pellegrini (Republicanos). O vereador Du Tambú (Republicanos) prestigiou a sessão solene.

Durante discurso, o presidente adiantou algumas pautas que serão tratadas no PMP, como a regulamentação da Lei Complementar nº 1.360/2021, que cria a Região Metropolitana de Piracicaba, a continuação do projeto “RMP – Polo Paulista de Fomento a Economia de Baixo Carbono”, aumento das vagas CROSS no Sistema Único de Saúde e duplicação de rodovias.

“É grande a responsabilidade de representar 1,5 milhão de habitantes que compõem a Região Metropolitana de Piracicaba. Muitos são os assuntos a serem debatidos e cobranças a serem feitas. E, a exemplo do que faço na Câmara de Capivari, quero também dividir as tarefas dentro do Parlamento, ouvir sugestões e ideias, enfim, tudo o que for bom para a população será bem-vindo”, declara Braggion.

Os prefeitos de Capivari, Vitor Riccomini, de Limeira, Mário Botion, e de Santa Maria da Serra, Josias Zani Neto, também participaram da cerimônia.






Presidente da Câmara de Capivari, Thiago Braggion, é eleito presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba

Na manhã da última terça-feira, 04, durante reunião na Câmara Municipal de Cordeirópolis, o presidente da Câmara Municipal de Capivari, Thiago Braggion (União Brasil), foi eleito para ocupar o cargo de presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba no biênio 2023/2024.

O Parlamento Metropolitano de Piracicaba é composto por 24 cidades da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP). Ao todo, a região soma mais de 1,5 milhão de habitantes e tem participação de 3,42% no Produto Interno Bruto (PIB).

Cento e vinte vereadores fazem parte do Parlamento para promover discussões que envolvem o futuro das cidades e atuar em conjunto na busca de melhorias e investimentos para a região como um todo.

“Pela primeira vez Capivari tem um representante na presidência do Parlamento, e isso é muito importante para dar representatividade à nossa cidade, que é menor que tantas outras que compõem a Região Metropolitana de Piracicaba. Teremos maior abertura e força junto aos governos estadual e federal, maior facilidade para se reunir com secretários e ministros, e isso faz toda a diferença”, explica o parlamentar.

Para Braggion, que é o vereador mais jovem a assumir a presidência de um parlamento regional, esse é um grande desafio para sua trajetória política: “Assim como tudo na minha vida, darei o meu melhor à frente do Parlamento. É uma oportunidade única para Capivari e vou aproveitar da melhor forma possível, pensando sempre no tão sonhado desenvolvimento para a nossa cidade e região”.

Junto com Braggion, foram eleitos para a atual Mesa: 1º vice-presidente – Valdenito Gonçalves (Iracemápolis), 2º vice-presidente – Ricardo Canata (Leme), 3ª vice-presidente – Caroline Gomes (Rio Claro), 4ª vice presidente – Alessandra Zani (Sta. Maria da Serra), 1º secretário – Dhavid Godoy (Cordeirópolis) e 2ª secretária – Miriam Vanessa Pires (Araras).

As 24 cidades que fazem parte da RMP são: Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.

Os vereadores de Capivari Du Tambú (Republicanos) e Sandro Modas (PSDB) também estiveram presentes na reunião especial em Cordeirópolis.