terça-feira, 29 de setembro de 2015

Comissão Especial da Dengue do PRAUP volta a debater os avanços da dengue

A Comissão Especial da Dengue do PRAUP (Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba) reuniu-se, ontem, em Piracicaba. Na oportunidade, os membros da tiraram dúvidas sobre a doença com a professora de Ecologia da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Silvia Gobbo. E mais. O possível avanço da doença nos próximos meses. Ela revelou que o problema é crítico. "A questão não é só combater a dengue, é preciso saber lidar com o vetor (o mosquito transmissor da dengue - o Aedes aegypti). E vale ressaltar que o Aedes ocorre com maior incidência na área urbana.
Silvia disse que a preocupação não é somente com a dengue, mas também com outras três doenças: febre chikungunya. zika vírus e síndrome de Guillain-Barré. No caso desta última, que pode incapacitar permanentemente uma criança ou adulto, o histórico mostra que os pacientes tiveram anteriormente febre chikungunya, zika vírus ou dengue. "Esta é a associação entre as quatro doenças", explica. A constatação deu-se no Estado da Bahia.
No inverno, notou-se uma queda significativa nos casos de dengue em todas as cidades brasileiras. No entanto, existe uma preocupação enorme com a volta dos registros da doença. "A tendência é que tenhamos casos de dengue o ano inteiro, e não somente no período de calor. As alterações climáticas (altas temperaturas em pleno inverno) e o aquecimento global favorecem o crescimento da doença", comenta Silvia.

Diante da possibilidade do avanço ainda maior da dengue, é preciso fazer a prevenção de janeiro a janeiro. O primeiro passo é evitar os criadouros dentro de casa. Sabe-se que o Aedes aegypti possui hábitos diurnos e tem um tempo de vida de 45 dias. Até porque o voo do mosquito não é longo. Ele circula nas redondezas das residências - de 100 a 300 metros. E sua preferência é pela água limpa e cristalina. "Somente a fêmea se alimenta do sangue. Já o macho se alimenta de seiva das plantas", aponta.
Agora, os vereadores querem levar as discussões adiante. A ideia deles é mobilizar as 23 cidades que integram o Parlamento Regional, e somar as ações. De que forma? Unindo os poderes Executivo, Legislativo e a própria população.
Os membros da comissão ainda acompanharam uma apresentação sobre o Aedes aegypti OX513A. Trata-se de uma linhagem geneticamente modificada do Aedes aegypti selvagem - é o chamado mosquito do bem. "Ele não é tóxico", cita a supervisora de produção e ensaio de campo da empresa Oxitec, Cecília Kosmann. E como é feito o combate? É uma tecnologia ainda nova, que consiste na soltura de mais mosquitos para combater o Aedes aegypti.
O mosquito geneticamente modificado não é a solução para o fim da dengue. É apenas mais uma ferramenta de combate ao mosquito. "A população, no entanto, precisa continuar fazendo sua parte, que é eliminando os criadouros", fala. É sabido que a maior parte dos criadouros se encontra nos quintais das casas. E o combate ao Aedes deve ser diário.
Participaram da reunião a presidente da Comissão Érika Tank (Limeira), o relator da ComissãoGeraldo Voluntário (Rio Claro), Fatima Celin (Cordeirópolis) e William Mantz (Iracemápolis). A coordenadora dos trabalhos da Comissão Especial da Dengue do PRAUP, Veruska Ramanauskas, acompanhou a reunião realizada nas dependências da Unimep Taquaral.






quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Sessão temática do PRAUP recebe o secretário de Emprego e Relação do Trabalho

Em Sessão realizada no último dia 10, o Parlamento Regional de Piracicaba recebeu o secretário de Emprego e Relações do Trabalho José Luiz Ribeiro, participaram dessa Sessão vereadores representantes das 23 cidades que compõem a Aglomeração Urbana de Piracicaba.
Na ocasião o Parlamento do Aglomerado Urbano de Piracicaba aprovou o envio de uma Moção de Apelo ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) para que aumente a dotação orçamentária da Sert (Secretária Estadual das Relações do Trabalho).
O José Luiz Ribeiro, secretário da Pasta, recebeu formalmente a solicitação de parlamentares das 23 cidades integram o aglomerado, para que Piracicaba receba uma sede física da Sert, a fim de viabilizar com maior agilidade a implementação de projetos e para que se instale uma gerência regional do Trabalho em Limeira.
 “Eu sei como é difícil ser vereador e como é importante compartilhar informações que podem fortalecer a atuação de todos em benefícios de suas cidades”, disse o secretário.
Em sua fala, Ribeiro destacou as ações realizada pela Sert em favor da população. “Entre as nossas principais realizações, destaco a criação das comissões municipais de emprego, dos cursos de qualificação profissional e das mudanças no Banco do Povo Paulista. ”
Evandro Evangelista, diretor regional da Sert, informou aos vereadores que acompanharam o encontro que existem diversos projetos da secretaria que podem ser aplicados nos municípios, considerando as suas demandas e vocações.
“É importante que os vereadores cobrem seus prefeitos para realizarem convênios e adesões aos programas das secretarias”, disse Evandro Evangelista.
Para o presidente do PRAUP a reunião foi de grande valia neste momento. “ Estamos passando por uma crise e é momento de unirmos forças e o PRAUP busca parcerias, ver a casa cheia é a prova disso”, disse Pedro

A Sessão contou também com a presença do presidente da CONESPI -Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba e região, o Sr.Francisco Pinto Filho e do Sr. Paulo César da Silva presidente da USTL - União de Sindical dos Trabalhadores de Limeira e região.














terça-feira, 1 de setembro de 2015

Araras entrega 400 moradias sociais e PRAUP prestigia a entrega das chaves

Prefeito Nelson Bambrilla e 1ª dama, Ministro kassab,
Marcos Penidoe 1ª vice presidente Magda Carbonero
O Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba representado pelo presidente Pedro Marcelo "Pedrão do Noé", pela 2 vice presidente Magda Carbonero Celidorio , e os vereadores Breno Zanoni Cortella, Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé, Bel Parolim e José Mauri Moreira "Juca do Ponto", prestigiou a entrega das chaves às 448 famílias do residencial "Prefeito Professor Jair Della Coletta" na terça-feira (25), no próprio residencial, na Zona Leste da cidade.
Estiveram presentes no evento o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, representando o Governo Federal; além do prefeito municipal, Nelson Dimas Brambilla; o presidente da Empresa Municipal de Habitação de Araras (Emhaba), Jackson de Jesus; do presidente da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) do Governo do Estado, Marcos Penido; representantes da Caixa Econômica Federal, além de secretários municipais e presidentes de autarquias.
Adicionar legenda
A presidenta da República, Dilma Rousseff, diretamente de Catanduva/SP, enviou cumprimentos aos moradores do Residencial "Prefeito Jair Coletta" por meio de um telão, durante a entrega das chaves que aconteceu simultaneamente nas cidades de Araras, Araraquara/SP, Mauá/SP e Catanduva.
A presidente da Câmara Municipal, Magda Carbonero Celidorio, durante a cerimônia entregou as chaves para uma família que foi beneficiada com uma das casas. Em seu discurso, parabenizou todos os moradores que receberam as chaves de suas residências. "Vocês merecem essa conquista, e desejo felicidades neste novo lar, que agora é de vocês", disse.
As casas
Entrega de 400 moradias sociais
chavesAs unidades têm 46 metros quadrados, dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Ficam em terrenos de 8m x 20m, o que possibilita futuras ampliações e melhorias. Todas as casas são equipadas com sistema de aquecimento solar. As famílias beneficiadas têm renda mensal de até R$ 1.600,00 e se enquadram nos critérios de vulnerabilidade social, apurado em processo seletivo que envolveu inscrição via Cadastro Único, triagem, visitas sociais e sorteio público – trabalho supervisionado e conferido pela Caixa Econômica Federal. O empreendimento também contou com subsídios do programa Casa Paulista, do governo estadual.

Mais de 2,5 mil moradias

Pedrão do Noé e Juca do Ponto
Em três anos, a Prefeitura de Araras chegou à marca de 2.556 moradias entregues à população que mais precisa. Foram 216 apartamentos no Residencial "Victório Arthur Corrocher", no Jardim Sobradinho; 368 apartamentos no Residencial "Arnaldo Mazon", que fica no Narciso Gomes; 518 casas no "Warley Colombini", Zona Leste; mais 326 casas do primeiro módulo do Residencial "Portal do Sol", também na região leste; e ainda 680 casas no Residencial "Prefeito Milton Severino", na Zona Norte, próximo ao Aeroporto Municipal "Américo Armando Fachini".






Breno Cortella, Pedrão do Noé, Nelson Bambrilla e Juca do Ponto



Gilberto Kassab e Zé Bede