O presidente da Câmara de Rio Claro, Agnelo Matos(PT), foi eleito 2º secretário da Mesa Diretora do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba, em reunião realizada terça-feira (05) na Câmara de Limeira, quando também foram aprovados o estatuto e o regimento interno pelos vereadores que representam as 22 cidades do Aglomerado.
Sob a presidência do presidente da Câmara de Limeira, Ronei Costa Martins (PT), o Parlamento Regional será formado por 75 dos 235 vereadores das 22 cidades que compõem o Aglomerado, que serão divididos de forma proporcional entre os municípios integrantes, já que cada cidade será representada por 20% de sua Câmara Municipal, mais o presidente de cada Legislativo.
As reuniões do Parlamento serão realizadas a cada dois meses e sempre na primeira terça-feira de cada mês par. Assim, a próxima deve ocorrer em 3 de dezembro, na cidade de Capivari, quando deverão ser discutidos temas como a segurança e a saúde da região, além da extinção da tarifa de ligações interurbanas (DDD 19) entre as 22 cidades do Aglomerado.
Para esta reunião, os presidentes das Câmaras deverão já ter aprovado o Decreto Legislativo de adesão ao Parlamento Regional e a lista dos vereadores indicados para participar do aglomerado.
Os membros do Parlamento poderão, além de moções, protocolar requerimentos e apresentar anteprojetos, que seriam propostas iniciais para que, a partir delas, as Câmaras elaborem projetos próprios referentes a determinado assunto. “Para uniformizar legislações das cidades, visando desenvolvimento, por exemplo” - disse Ronei Martins.
Além de Agnelo, da reunião de eleição da Mesa do Parlamento Regional Rio Claro também esteve representada pelos vereadores Julinho Lopes(PP) e Geraldo Voluntário(DEM).
Nenhum comentário:
Postar um comentário