quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

OAB e Câmara Municipal definem mobilização com abaixo-assinado regional por Trem de Passageiros

OAB e Câmara Municipal definem mobilização com
abaixo-assinado regional por Trem de Passageiros

Mesa Diretora no encontro da OAB - Rio Claro, com os parlamentares regionais Geraldo Voluntário e João Zaine
A elaboração de abaixo-assinado segmentado por municípios foi definida como forma de mobilização pela inclusão de Rio Claro e região no projeto estadual de Trem de Passageiros.
A definição da pauta aconteceu na manhã desta quinta-feira (26) em reunião de representantes dos poderes públicos e da sociedade civil realizada na sede da OAB local.
Os trabalhos foram abertos pela presidente da ordem, Rosa Cattuzzo, e conduzidos pelo advogado e desembargador aposentado Irineu Carlos de Oliveira Prado, nomeado para a função. A primeira forma de minuta de abaixo-assinada foi por ele apresentada no final da reunião e aprovada. Segundo o advogado, cabe à sociedade manifestar sua organização política para inclusão no projeto em paralelo à busca de recursos por parte do governo estadual. “Não será de hoje para amanhã que teremos a solução, mas é preciso começar a trabalhar, Rio Claro não poderá ficar fora do projeto”, acrescentou.
A Câmara Municipal esteve representada pelo presidente João Zaine e pelo organizador regional da mobilização, vereador Geraldo Voluntário. A Mesa Diretora esteve ocupada pelo deputado Aldo Demarchi, pelo prefeito Du Altimari e pela vice-prefeita Olga Salomão.
O deputado Aldo Demarchi relatou os planos de retomada do trem de passageiros para o interior paulista desde 2007. Ele detalhou o encontro de comitiva local no Palácio dos Bandeirantes na terça-feira (24) com o secretário estadual de Planejamento Marcos Monteiro. A audiência atendeu à solicitação da OAB e do vereador Geraldo com previsão de nova pauta em reunião na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, vinculada à Secretaria estadual dos Transportes.
“Vamos retornar a São Paulo para tratarmos de aspectos técnicos da inclusão de Rio Claro, já que no Palácio dos Bandeirantes a receptividade do secretário de Planejamento foi positiva para darmos sequência à mobilização”, explicou o vereador.
Du Altimari e Olga Salomão historiaram a proposta em curso de transferência das oficinas da antiga Cia Paulista para o Jardim Guanabara ao longo da nova malha ferroviária. Como os demais componentes da Mesa Diretora, prefeito e vice destacaram a importância econômica e social tanto do transporte de carga quanto de passageiros.
João Zaine e Geraldo Voluntário destacaram que a mobilização conta com participação de vereadores da região e tem apoio do Parlamento Regional do Aglomerado de Piracicaba. Ambos referendaram a proposta de abaixo-assinado. Geraldo assinalou a participação local dos vereadores Julinho Lopes, Calixto, Dalberto Christofoletti e Maria do Carmo Guilherme. O vereador agradeceu ao deputado Aldo Demarchi pelas agendas no Palácio dos Bandeirantes. Agradeceu pela presença de representantes de Americana por meio da assessoria do vereador Davi Ramos.
Em nome da sociedade civil manifestaram apoio à realização do abaixo-assinado o presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Célio Cerri; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Secreta; o representante do Grêmio dos Ferroviários, Augusto Parente; e o funcionário municipal Nelson Anunciatto. De Limeira, Veruska Ramanauskas falou em nome do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba, representando o presidente Pedro Marcelo.

O encontro na OAB reuniu representantes de secretarias e diretorias municipais, lojas maçônicas, entidades ferroviárias, líderes sindicais e de clubes de serviço. 


Comitiva de Rio Claro no Palácio dos Bandeirantes 


segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Matéria do Jornal de Piracicaba

O Parlamento Regional
Israel Gonçalves
O vereador Ronei Costa Martins (PT) deixou de ser Presidente da Câmara Municipal de Limeira, porém continua Presidente do Parlamento do Aglomerado Urbano de Piracicaba (Praup) até o dia 03 de fevereiro de 2015, quando ocorrerão as eleições para a nova mesa diretora. A ideia de criar o parlamento surgiu em outubro de 2013, em Limeira e, por isso, se tornou a cidade sede.
Composto por 22 Câmaras Municipais e com 72 vereadores o Praup, representa 1,3 milhões de habitantes, com um Produto Interno Bruto (PIB) estimado em 29 bilhões de reais. Esses números demonstram a importância demográfica e econômica da união desses municípios em torno de um parlamento.  
Em um breve balanço, constata-se que em 2014 foram realizadas 7 sessões ordinárias – (as sessões eram realizadas de forma bimestral. Os parlamentares debateram vários temas ao longo do ano, o resultado desses trabalhos foi de 43 requerimentos, 16 moções e 7 recomendações que foram enviados para Governo Estadual. Também foram realizadas 2 sessões temáticas. A primeira foi em Iracemápolis e contou com a presença do Coronel Figueiredo e Dr. Ely que representaram o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo e discutiram com os parlamentares sobre a segurança pública nos municípios do Aglomerado Urbano de Piracicaba. A segunda sessão foi em Conchal e o tema foi a “Crise Hídrica nas Bacias do PCJ e Mogi Guaçu” e contou com a presença de Rui Brasil, representando o Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado. Outro fator relevante foi a busca de transformar o Aglomerado Urbano de Piracicaba em região metropolitana, buscando nessa ação a redução de tarifas, entre elas, a do transporte intermunicipal.
Já um fator que deve ser aprimorado é a relação entre o Praup e a sociedade civil, pois muitos cidadãos do aglomerado desconhecem a existência desse Parlamento e isso pode levar ao enfraquecimento de sua representatividade. Talvez seja necessário que a mídia, de cada cidade, abra mais espaço em suas pautas para divulgar os eventos e as sessões do Praup.
            O Praup é muito importante para o fortalecimento político da região de Piracicaba. Há muitos municípios considerados pequenos e que talvez não tenham como ser ouvidos pela administração estadual, mas por meio do parlamento essas cidades conseguem levar suas demandas para o Executivo estadual. A proximidade política entre os municípios ao longo do tempo poderá produzir uma relação econômica mais duradoura entre as cidades e é provável que também haja um estreitamento cultural entre os cidadãos de cada cidade. 
 
Israel Gonçalves é cientista político, professor e autor do livro: O Brasil na missão de paz no Haiti. Editora: Novas Edições Acadêmicas, 2014.
 

Publicado no  Jornal de Piracicaba dia 16/01/2015, Fonte:  <http://novo.jornaldepiracicaba.com.br/imprimir/cartas_do_leitor/2015/01/parlamento_regional>
 

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Plano estratégico para crise hídrica traz técnicos do Parlamento Regional para RC




                                                          

Em conjunto com a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), o Parlamento Regional do Aglomerado de Piracicaba traz técnicos a Rio Claro para ampliar a ação de controle da crise hídrica na região Sudeste. Os trabalhos estão previstos para serem desenvolvidos na Câmara Municipal no próximo mês.
A inclusão da cidade no plano de ação regionalizada foi definida na tarde desta quinta-feira em reunião do presidente João Zaine e do vereador Geraldo Voluntário com a secretária do Parlamento Regional Veruska Ramanauskas. Ambos os vereadores são integrantes do Parlamento Regional de Piracicaba. João Zaine é o primeiro vice-presidente da instituição.
O encontro foi antecipado por abertura de pauta no gabinete de Geraldo Voluntário.  Segundo ele, a diretriz apresentada aos vereadores paulistas é que apesar da crise hídrica estar vinculada a fenômenos da natureza, “consequências, efeitos sociais e econômicos podem ser minimizados com planejamento; a questão é ver como Rio Claro pode atuar nisso com a participação dos poderes públicos e da sociedade civil”.
Para João Zaine, o que puder ser feito como plano de ação deve ter apoio da região, “não só para resolver problemas imediatos, mas também como atenção ao futuro, porque não há previsão de quando a crise hídrica possa ser resolvida”.

Veruska Ramanauskas assinala que a União dos Vereadores do Estado de São Paulo passa a incorporar e divulgar medidas que contribuam para controle do impacto econômico decorrentes da crise. “O presidente Sebastião Misiara está atento a tal necessidade e sabe que, junto ao Parlamento Regional, Rio Claro, através de seus vereadores, tem a contribuir para o planejamento de como superar as dificuldades atuais”.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Nova Mesa Diretora do PRAUP


O Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba elegeu a nova mesa diretora para o biênio 2015-2016, em reunião, na manhã de treça-feira, 3, em Cordeirópolis.
Pedro Marcelo (PT), presidente da Câmara Municipal de Iracemápolis, foi eleito presidente do Parlamento, ao lado dos vice-presidentes João Luiz Zaine (presidente da Câmara de Rio Claro), Magda Regina Celidorio (presidente da Câmara de Araras), Cássio Cury (presidente da Câmara de Santa Maria da Serra), e Júnior Pazianotto (presidente da Câmara de Capivari). Os secretários são Nilton Santos (presidente da Câmara de Limeira) e Roberson Claudino Pedro (presidente da Câmara de Conchal).
O presidente da Câmara de Cordeirópolis, David Bertanha (PPS) enfatizou que o Parlamento Regional precisa trabalhar pela união dos municípios na luta pelo desenvolvimento regional.
Luís Mário Machado dos Santos (Marinho), diretor de novos projetos da Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), ressalta a necessidade de fazer com que a sociedade entenda qual é o papel do Poder Legislativo. Atualmente, o Estado de São Paulo conta com 25 parlamentos regionais. “A sociedade precisa entender melhor o papel do parlamentar. E, juntamente com a sociedade, podemos discutir o desenvolvimento. As ações não devem vir de cima para baixo. Mas a partir do que a sociedade quer”, afirma Marinho.
O novo presidente do Parlamento, vereador Pedro Marcelo Franco de Campos “Pedrão do Noé”, acredita no Parlamento, na valorização do Poder Legislativo municipal, e, diz, conta com apoio dos outros vereadores para sua presidência. “Eu acredito no Parlamento Regional, e, por isso, quis me candidatar. Estou muito feliz pela minha eleição e gostaria de agradecer a todos. Quero fazer o melhor trabalhão possível, e tentarei trazer para as nossas reuniões secretários estaduais e até ministros”, afirma Pedrão.
As principais defesas da nova mesa diretora para o Parlamento Regional serão a saúde, a segurança, a educação, a iluminação pública e a água. Garantem seus representantes, no entanto, que o primeiro passo será a aprovação da Região Metropolitana de Piracicaba, projeto elaborado e encaminhado à Assembleia Legislativa em 2014, pelo Parlamento.
A primeira reunião ordinária do Parlamento Regional será no dia 12 de março (quinta-feira), às 9h, na cidade de Iracemápolis.
Claubijeine Cavalcante
Assessora de Imprensa