quinta-feira, 16 de abril de 2015

Parlamento Regional instala comissão intermunicipal de combate a dengue


Com o objetivo de desenvolver uma cultura permanente de prevenção e combate à dengue, o Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba instalou uma comissão especial instalada nesta quarta-feira (15) em Limeira.
Os trabalhos foram coordenados pela secretária da instituição Veruska Ramanauskas. “Uma das propostas retiradas indica a criação de um manual sobre os protocolos que estão sendo seguidos pelos municípios e os acompanhamentos dos governos estadual e federal”, assinalou.
Ao assumir a presidência da comissão, a vereadora de Limeira Érika Tank explicou que “definiu-se por capacitar vereadores da região para atuarem conforme as diretrizes de combate à dengue nos municípios”.
Segundo o relator da comissão e vereador de Rio Claro, Geraldo Voluntário, “a previsão de que a partir de julho os casos de dengue irão diminuir exige ação preventiva e permanente para evitar que as populações enfrentem o mesmo tipo de crise no próximo ano, daí a necessidade de planejamento”.
A comissão tem como membros vereadores de Águas de São Pedro, Cordeirópolis e Iracemápolis, respectivamente, Marco Antonio Berto, Fátima Celin e William Mants. “Muitas cidades foram pegas de surpresa, sem preparo, algumas secretarias de saúde estavam sem recursos adequados, agora é momento e termos diretrizes para os municípios não ficarem mais sujeitos a esses riscos”, considerou William.
A cultura de prevenção estimada pela equipe irá exigir ação integrada permanente não apenas das secretarias de saúde, mas também de educação, órgãos ambientais e de saneamento. Para os membros da comissão, a atual crise exibiu problemas de comunicação social, dificultando avaliações, estratégias e orientação popular. “Precisamos atuar juntos para corrigir essa deficiência”, notou Geraldo Voluntário.

O Aglomerado Urbano de Piracicaba é composto pelas cidades Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário