quarta-feira, 29 de abril de 2015

Comissão regional avalia plano de ação permanente de combate a dengu



Membros da Comissão reunidos na Câmara Municipal de Limeira


A Comissão de Prevenção e Combate a dengue do Parlamento Regional de Piracicaba alinhou nesta terça-feira a pauta de ação permanente a ser proposta aos municípios do aglomerado para controle da doença. Os trabalhos foram desenvolvidos nesta terça-feira (28) na Câmara Municipal de Limeira e terão sequência em Rio Claro durante sessão legislativa do Parlamento no dia 14 de maio.
Segundo o relator da comissão, vereador Geraldo Voluntário, a proposta é para que cada uma das 22 cidades do Aglomerado Urbano de Piracicaba instale sua comissão permanente de prevenção. “Sugerimos que os municípios façam um balanço das campanhas atuais e promovam os ajustes necessários para melhor controle da situação; devemos ter trabalho preventivo e de orientação antes do início do período das chuvas, que geram risco de infestação” explica ele.
Presidida por Erika Tank, de Limeira, a comissão especial é formada  pela vereadora Fátima Celin, de Cordeirópolis, e pelos vereadores William Mantz, de Iracemápolis, e Marco Antonio Berto, de Águas de São Pedro. A secretária do Parlamento Regional Veruska Ramanauskas coordena os trabalhos.
O Aglomerado Urbano de Piracicaba é composto pelas cidades Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.
Para William Mantz a publicação dos dados referentes às campanhas nas cidades da região seria um recurso a contribuir para a fiscalização que os vereadores podem exercer de forma permanente para evitar novas epidemias. Fátima Celin aponta a necessidade dos vereadores acompanharem as reuniões mensais da Secretaria Estadual de Saúde com os agentes dos conselhos municipais.
Geraldo Voluntário antecipa que as propostas pautadas na reunião ganharão a forma de requerimento a ser votado na próxima sessão do Parlamento, em Rio Claro. “Já estamos fazendo isso em nossa cidade, defendemos a proposta de que cada câmara municipal faça requerimento com o mesmo objetivo, pois trabalho em conjunto sempre é mai eficaz”, conclui.

Proposta do plano de ação
- Histórico de dengue em cada município a cada ano.
- Publicação da eficácia das operações em curso para conhecimento da população e orientar a ação fiscalizadora dos vereadores.
 - Balanço de custos das operações pelo número de atendimentos e casos confirmados.
- Estimativa de recursos aplicados das esferas municipal, estadual e federal.
- Conferência dos balanços e planificações com os conselhos municipais de saúde.
- Polo de comunicação social para orientação e atualizações.
- Exposição à Câmara Municipal do Plano de Contingência.
- Avaliação dos trabalhos realizados para potencializar futuras operações contra a dengue ou por outra necessidade.
- Ajuste das operações integradas pelas secretarias municipais afins.
- Estimativa do potencial utilizado por hospitais privados e rede pública.
- Ofícios encaminhados e recebidos da Sucen.




Nenhum comentário:

Postar um comentário