quarta-feira, 6 de maio de 2015

Secretário de Transportes recebe comitiva de RC e anuncia pesquisa sobre Trem Metropolitano



Atendendo a solicitação de comitiva de rio-clarenses, o secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, anunciou nesta terça-feira (05) em São Paulo, a realização de pesquisa sobre a viabilidade econômica do Trem Metropolitano para chegar até Rio Claro.
O objetivo da pesquisa é saber qual seria a demanda diária de passageiros da cidade até São Paulo com paradas em Santa Gertrudes, Cordeirópolis e Limeira no trajeto que de Americana seguiria às estações metropolitanas da Capital.
“Se chegar a Americana, o trem vai seguir pelo interior, é questão de tempo, mesmo porque as dez grandes rodovias que dão acesso à Capital estão saturadas e vão continuar em processo de saturação”, explicou o secretário.
Segundo ele, as pesquisas de demanda por transportes mostram a exigência de investimentos nas quatro áreas de maior densidade urbana, Campinas, Vale do Paraíba, Sorocaba e Santos. A prioridade é Campinas, o que justifica a extensão do Trem Metropolitano ao interior. A seu ver, tanto o transporte de cargas quanto o de passageiros por ferrovia são fundamentais no planejamento urbano e econômico.
A comitiva de Rio Claro reuniu o deputado Aldo Demarchi, o vereador Geraldo Voluntário e a representação da OAB local formada pelo desembargador aposentado Irineu Carlos de Oliveira Prado e pela advogada Ionita Krugner, representante da presidente Rosa Catuzzo.
O grupo falou sobre a campanha dos rio-clarenses para inclusão do município no projeto que prevê o trajeto do trem só até Americana. O deputado Aldo Demarchi destacou a realização de abaixo-assinado por iniciativa da OAB e sob a coordenação regional de Geraldo Voluntário. Ele acentuou a tradição ferroviária de Rio Claro e que há anos trabalha com a perspectiva da retomada do transporte de passageiros ao longo da antiga Companhia Paulista.
Irineu Prado e Ionita Krugner assinalaram a motivação da comunidade na mobilização em curso através de clubes de serviços, associações, sindicatos, comércio, indústria e entidades religiosas.

O vereador Geraldo Voluntário enfatizou que diante da receptividade positiva do secretário e do encaminhamento da pesquisa de viabilidade, “a participação no abaixo-assinado ganhou em importância para mostrar que Rio Claro e as cidades parceiras nesta luta querem de fato que o Trem Metropolitano seja uma alternativa de transporte”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário