terça-feira, 17 de março de 2015

8ª Sessão Ordinária e Posse do Parlamento Regional do Aglomerado de Piracicaba



Nesta quinta-feira, dia 12 de março de 2014, aconteceu a 8ª Sessão Ordinária  do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba (PRAUP) que aconteceu em Iracemápolis.  Nesta reunião foram diplomados os vereadores participantes do parlamento para o biênio 2015/2016.

O prefeito de Iracemápolis, Valmir de Almeida (PT) que participou da abertura dos trabalhos, destacou a importância do parlamento para a região. “Aqui temos a chance de debater assuntos do interesse da região e não uma pauta isolada. Acredito no avanço do desenvolvimento do parlamento regional e desejo uma gestão de êxito para todos”, disse Valmir.

Os vereadores protocolaram requerimentos, indicações e moções. Todas as matérias protocoladas pelos representantes das 22 cidades do PRAUP serão encaminhadas para o Governo do Estado, Prefeituras e Conselho de Desenvolvimento do Aglomerado Urbano de Piracicaba.

“A reunião foi muito proveitosa. Tivemos a chance de debater temas importantes para as cidades da região. Vamos somar os esforços e levar as nossas reivindicações para conhecimento do Governo do Estado,” comentou Nilton Santos, presidente da Câmara Municipal de Limeira e 1º secretário do PRAUP.

Dos requerimentos apresentados os temas foram diversos, por exemplo: ronda nas escolas; isenção de taxas de sepultamentos para as famílias que fazem doação de órgãos; informação sobre o local para o atendimento às pessoas com transtorno psíquico; segurança pública; casos de dengue; duplicação da rodovia que liga Limeira / Iracemápolis; criação do Conselho Municipal Antidrogas, entre outros.


Sobre a dengue, os vereadores das 22 cidades do Parlamento lamentaram a falta de transparência e atualização dos dados no Portal da Saúde. “Segundo o  site do Estado Limeira tem hoje 1545 casos confirmados, Rio Claro 557, Cordeirópolis 25. Mas os números reais são outros. Estamos em pé de guerra com a dengue. Esta é uma doença grave e pedimos ajuda ao Governo do Estado”, falou Dr. Júlio.

“Hoje nossa região convive com a Dengue e o Parlamento Regional tendo essa consciência não medirá esforços para ajudar as Prefeituras da nossa região, nos reuniremos com a Diretoria Regional e convidaremos a Secretária de Saúde do Estado para ouvir nossas demandas” disse o presidente Pedrão do Noé.

O Parlamento agendou para o próximo dia 19 uma reunião com a responsável pela Diretoria Regional de Saúde de Piracicaba para tratar das providências referentes aos casos de dengue na região.

“Precisamos responsabilizar a Diretoria Regional de Saúde para tratar, com urgência, de políticas públicas para a região de Piracicaba, do Parlamento. Não podemos ficar refém da dengue”, disse o vereador José Antônio Paiva, de Piracicaba.

Das quatro moções protocoladas a que teve maior repercussão foi a que trata da possibilidade de voltar a ter a circulação de trens de passageiros interligando as cidades entre Americana, Rio Claro, e em outro polo, Limeira, Iracemápolis, Cordeirópolis, possibilitando ir até a Capital, São Paulo.

“A volta dos trens será uma conquista para todo Parlamento, beneficiando a toda região e população, já que teremos assim viagens feitas em um meio de transporte seguro, com menor preço e menor tempo”, comentou o vereador.

Ficou decidido que a próxima ação do parlamento será a reunião no dia 19 com a representante da Diretoria Regional de Saúde, na Câmara Municipal de Piracicaba, às 14h00 e no dia 9 de abril, na Câmara Municipal de Rio Claro, acontecerá à próxima reunião temática, com o assunto “Saúde Pública”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário